19 de out. de 2011

Secretário municipal deixa de comparecer

Clique para AmpliarVereadores agora querem fazer comparação entre os portais do TCM e da Prefeitura da Capital

Com o objetivo de fazer uma comparação dos serviços prestados pelos portais da transparência do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, a Câmara de Vereadores recebeu, ontem, o Controlador e Ouvidor Geral do Ceará, João Alves de Melo. O secretário de Finanças do Município, Alexandre Cialdini, foi convidado para apresentar a página do Municipal, mas não compareceu ao evento.

De acordo com Jaime Cavalcante, que propôs a ida dos dois gestores ao Legislativo, Cialdini teria sido orientado pela liderança da base aliada a não comparecer, pois, segundo ele, as afirmações da oposição contra o Portal da Prefeitura, iriam ser confirmadas. Ele diz que apresentará um requerimento solicitando, mais uma vez, a presença do secretário, assim como do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, para que estes apresentem seus respectivos portais e façam uma comparação da transparência dos dois.

O líder do Governo, vereador Ronivaldo Maia (PT), afirmou que nenhum convite formal foi feito ao secretário de Finanças do Município, o que impossibilitou seu deslocamento até a Câmara, uma vez que já havia algo agendado para o mesmo horário da audiência.

João Alves de Melo, em sua explanação, apresentou o Portal do Governo do Estado, que está em funcionamento desde 2008, e afirmou que o equipamento realiza mais do que está disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com ele, a página segue ainda a determinação de Lei e decretos estaduais que ampliam o montante de informações que são divulgadas para a população. "Em nosso portal qualquer pessoa tem acesso a dados sobre despesas, receitas e contratos relativos ao Governo.

Classificação
O site é atualizado frequentemente", afirmou, defendendo a incorporação de um filtro que organizará as informações de cada Município cearense, que deverá estar em funcionamento até o fim de 2011.

O vereador João Alfredo (PSOL), em contrapartida, reclamou da posição do Portal da Transparência do Estado, que ficou em 20º lugar, de acordo com o site Portas Abertas, onde foi avaliado o funcionamento de todas as páginas no País.

O secretário reconheceu as falhas e assegurou que irá corrigir tais atecnias para não permitir que esses índices se repitam em uma avaliação futura. De acordo com ele, a intenção é tornar a página cearense uma referência nacional, para que o Estado seja um dos mais transparentes. Melo anunciou, para 2012, um novo portal.                                             Fonte:Diario Do Nordeste

0 comentários:

 
Design by Rum Download | Contruido por ygo -