13 de out. de 2011

Governo prepara pacote de medidas para recuperação de perímetros irrigados


O senador José Pimentel afirma que os projetos podem ser licitados ainda este ano ou no início de 2012.
Por: Márcio Dornelles

Os perímetros irrigados alcançaram o auge entre as décadas de 70 e 80, como medida fundamental para cidades do semiárido fugirem da seca e salvarem suas produções agrícolas. Ainda assim, em curtos períodos, receberam atenção e passaram por ações de recuperação, mas não suficientes. Agora o governo federal pretende lançar um pacote de medidas para dar nova vida aos projetos.
A Secretaria Nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, realiza um levantamento sobre as necessidades dos perímetros irrigados. A pasta faz uma análise sobre as condições atuais, observando estrutura hidrológica e disponibilidade hídrica e fundiária. Em entrevista ao Alerta Geral desta quinta-feira (13), senador José Pimentel afirmou que os perímetros carecem de reparos, mas adiantou que o governo já se movimenta para injetar novos investimentos.
"O que se pretende é colocar todos (os perímetros irrigados) para funcionar. Temos algo em torno de 400 mil hectares de terras públicas, subaproveitadas", disse. O líder do governo no Congresso lembra que são investimentos 20 mil dólares por cada hectare e que os projetos devem ser licitados no final de 2011 e início de 2012. No Ceará, existem 14 perímetros irrigados, muitos em situação precária, como o de Icó - Lima Campos, no Centro-Sul do estado.
Ouça a entrevista do senador José Pimentel no Jornal Alerta Geral desta quinta-feira (13), com apresentação do jornalista Luzenor de Oliveira.                                                                                         Fonte:Ceara Agora

0 comentários:

 
Design by Rum Download | Contruido por ygo -